quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

As minhas rabanadas!!!!

Aqui estao elas fiz só seis para a fotografia mas estavam muito boas.... ja eram..


Depois de andar aqui pela net , a ver tantos e tantos blogs de culinaria e doçaria encontrei muitas receitas de Rabanadas ,mas nao vi nenhuma receita igual a minha , eu faço como a minha mae fazia ,mas acho que devia de ser receita da cabeça dela mesmo... porque tambem por aqui parece que nao fazem assim como eu ..... mas ficam mesmo boas ....



Ja vi falar aqui que se faz com pão de forma ,mas aqui na minha terra ha um pão especial para fazer Rabanadas que se chama caçete, e só se faz esse pão quando esta a chegar o Natal ,que é para fazer as Rabanadas compra-se esse caçete antes dois dias que é para ele ficar mais seco porque assim é que ele é bom.... bem,vou deixar aqui a minha receita.....



pão

leite

manteiga (uma colher de sopa)

casca de um limao

açucar

canela em pau
uma pitada de sal no leite
ovos para passar as Rabanadas

Poe-se o leite a ferver com todos os ingredientes , deixa-se ferver bem prova-se para ver se esta bem doçe ...convem ficar bem doce para o pão ficar bom ..... passa-se o pao por esse leite e depois por ovo e frita-se ,prepara-se um prato grande ou travessa deita-se açucar e canela no prato e vai-se pondo as rabanadas enquanto estao quentes vai-se deitando açucar e canela por cima ,vai-se pondo em cima umas das outras ,como estao quentes o açucar vai derretendo e vai formando uma calda..... ha pessoas que fazem calda para deitar por cima , mas eu nao quero ,porque todos gostam assim ,ficam muito boas ....

eu faço muitas rabanadas porque aqui em casa ,adoram e ficam molhadinhas .... ja estou a ficar com fome....

Bem assim faço as minhas Rabanadas como a minha mae me ensinou ,espero que gostem ...

BOM APETITE

11 comentários:

Anónimo disse...

ola cilinha eu bem comia uma agora com o meu cafe.eu nunca as fiz assim mas devem ser boas.um bom dia beijinhos angelina

Sr disse...

Aíi Cila, você dá cabo de mim, logo de manhã e apanho com um pratinho desses delicioso, fico logo com água na boca, e depoi diz que já era,mázinha, estou a brincar, aí como eu gostava de ter tempo e paciência para fazer essas coisinhas boas, mas vá fazendo que nós vamos arregalando o olho. Jokas.

albana disse...

opá agora até ia uma rabanada com um cafézinho de borra, como se faz na casa da minha mãe...a pois ía...

mas vou contentar-me com a minha torradinha...

bjinho

Sandra disse...

ADORO RABANADAS!!

Faço de outra maneira, mas as suas parecem-me magníficas...

na próxima, vou experimentar assim

Beijinhos

Abóbora Amarelinha disse...

...já marchavam!
quando fizer as minhas próximas fatias paridas, vou seguir a tua receita, se bem me parece é capaz de ser já amanhã.
beijos e bom fim de semana

Anónimo disse...

Ai que maravilha, deviam estar deliciosas, aqui tambem as fazemos com esse cacete que so existe na altura do natal e ano novo, rabanadas c pao de forma nao e a mesma coisa, as da minha mae sao mais ou menos da mesma maneira, mas ela nao lhe poe manteiga e poe um pau de canela a ferver c o leite, aiii que me perco pelas rabanadas da minha mae....

Beijinhos e bom fim de semana

Unknown disse...

Passei só para desejar um bom fim de semana. E essas rabanadas estão com um aspecto, hummmm mesmo a apetecer.

Bjs fofos

Unknown disse...

Cilinha já começa a cheirar a Natal...e essas rabanadas...jesus lá vai a balança andar para a frente... beijinhos e bom fim de semana. Beijinhos grandes aos piquenos

Unknown disse...

Nossa, devem ser uma delícia mesmo!!!
Um grande abraço carinhoso eum ótimo domingo

Daniela disse...

As minhas também faço assim!
Bjs

Olinda Dinis disse...

hummmm gosto tanto de rabanadas, secalhar vou copia a receita ;)
Beijinho