domingo, 26 de outubro de 2008

hora de inverno...

Estou contra esta mudança para a hora de inverno!!!!
Sei que nao tenho voto na materia ,como se costuma dizer... mas nao estou de acordo .porque passamos mais tempo metidos dentro de casa , gasta-se mais luz ,é uma chatice ...é certo que a gente fala mas nao entende ,dizem os entendidos que esta mudança tem a ver com a posição geografica em que o nosso Portugalinho esta situado ...

Mas a hora de Verão é tao boa ...as 8 e meia ainda é dia e sol , e hoje as 6 horas ja era noite..... e porque esta bom tempo, porque se esta a chover entao as 5 e meia ja é noite ... mas tem que ser ,nao se pode fazer nada para mudar isto , mas os dias são tao pequenos ...

Daqui a pouco ja se tem de fazer a arvore de Natal ... . engraçado que hoje ao anoitecer tao cedo ,veio-me isto tudo a memoria ...fazer a arvore de Natal .

Que me lembre foi sempre eu que fiz a arvore ca em casa ,nunca ,mas mesmo nunca , estando eu aqui ,sempre fui eu ..... mesmo estes ultimos dois anos sem ter vontade sequer de ver a arvore tive de a fazer , para dar um pouco de alegria a casa!!!!

Mas agora as arvores sao de plastico, mas quando eu era pequena ia ao monte buscar um pinheiro ,dava-me ao luxo de poder escolher o pinheiro que me agrada-se ,mas sempre a ver quando o dono aparecia , sim porque para quem nao saiba aqui o monte naquele tempo tinha donos chamava-se cavadas ,era parcelas de terrenos e tinham os seus donos que na altura do Natal andavam a vigiar para nao se cortar os pinheiros , mas a gente arranjava maneira de cortar um pinheirinho e vir com ele as costas ,nao era longe porque a minha cidade esta rodeada de monte ,nos estamos no fundo com o monte a nossa volta.

E sabem como é que eu enfeitava a nossa arvore ... agora vao-se rir... durante o ano quando ia para a escola eu comprava bombons daqueles pequeninos pareciam bolinhas ,como eu fazia os recadinhos a uma tia minha, ela de vez enquando dava-me uns tostoezinhos e eu ia comprando, e guardava as pratas, ou seja aqueles papeizinhos de cores , alizava e metia dentro dos livros da escola , no Natal ja tinha muitos e espetava na arvore ,e ficava linda com aqueles papeis espetados ,todos as cores .

Quando a minha mae começou a dar dinheiro para comprar bolas, era daquelas poqueninas parecia bombons e os chocolates ,isso é que era o mais engraçado, havia uns pacotinhos de chocolates com uma fitinha a volta , os chocolates sao como os de agora ,havia o pai natal os coelhinhos os guarda-chuvas entao eu pendurava os chocolates todos ,mas o meu irmao era mais esperto e comia ,eu tambem cheguei a comer , sem ninguem ver depois de passar as festas era repartido por partes iguais ,so que o meu irmao ja tinha a maior parte na barriga ...

Era assim esses tempos dificeis ...mas que me dao tantas saudades desse tempo em que o Natal éra mesmo Natal ...nada daquilo que é agora ,tambem os tempos sao diferentes .......

5 comentários:

Sandra disse...

Boa noite Cilinha:

Pois é, tb não gosto da mudança horária... fica escuro tão cedo :(

Quanto ao natal, também já avisei cá em casa, que no próximo F D S, começamos com a árvore!

Imagino como esses tempos dos chocolatinhos na árvore lhe deixam saudades...

Bem, mas pode sempre dar continuidade a essa tradição, cuidado é com a "linha"...LOL

um beijinho bom!


Sandra

Anónimo disse...

ola cilinha eu tambem detesto a mudança da hora néos aqui ficamos com uma hora de diferença.temos uma hora a mais e de manhã que custa sair da cama.lol e verdade que estamos aqui estamos no natal eu prefiro nem pensar.um bom dia beijinhos angelina

Cindy disse...

É tão bom recordar... tempos difíceis, mas bons e cheios de coisas boas!!
Muitas vezes basta ter imaginação, não é?

E o musgo? além do pinheiro natural, cobria o presépio de musgo verdinho!!!

Para já, boa semana, logo, logo estou a desejar feliz Natal!!
Beijokas boas!

Liliana disse...

Agora que falou no Natal, tambem me veio a memoria o tempo em que iamos ao monte buscar o pinheirinho e o musgo, sim porque se o presepio fica bonito e com o musgo verdinho.Na minha casa continuo a fazer a arvore(agora enorme e de plastico) e faço tambem o presepio, mas este com musgo apanhdo nos muros ou montes.
Em relaçao ao horario de Inverno tambem nao gosto, os dias ficam muito pequenos, anoitece muito cedo o que depois nao da vontade de estar a trabalhar, mas sim de ir para casa para o quentinho do lar,lol.

Boa semana

Beijinhos

AB disse...

Olá Cilinha. Venho agradecer-te a visita e as palavras de conforto que deixaste no meu cantinho. È sempre bom ouvir-mos o comentáio de alguém que já passou por uma situação identica à nossa.
Gostei de te conhecer e se não te importares volto mais vezes.
Quanto à mudança da hora; aqui há uns tempos oucvi dizer que já não voltariam a muda-la e que passaria a vigorar a hora de verão. Não sei se foi boato ou se chegou a ser posta essa questão. Eu também não gosto nada desta mudança.
Beijinho e boa semana.
Volta sempre!