quarta-feira, 25 de março de 2009

Para a D. Idaldina.








Estas fotos são a pedido da D. Idaltina..... mae da nossa amigaIsabel ,que me pediu para por estas fotos da Nossa Senhora das Dores.....esta foi tirada na proçissão da noite, as outras foi de tarde ...porque a noite ELA vem para a capela que fica aqui a beira da minha casa...depois de tarde a procissao vem, e ELA vem atras para um cruzamento que tem aqui pertinho da minha casa.... ali um padre faz um Sermão que se chama Sermão do Encontro ,e a Nossa Senhora vai ao encontro do Senhor, e os dois andores ficam de frente um com o outro ..... depois a proçissao segue para a igreja ... e MAE vai a tras do FILHO ....


Isto é muito lindo ,é uma tradiçao muito antiga mesmo aqui na minha cidade..... lembro-me que quem estava a ver esta proçissao nao podia estar sem um casaco vestido ,e de escuro ...porque tinha que se ter muito respeito ....agora ninguem liga a isso .... a noite da igreja para baixo as ruas ficam as escuras , a luz é cortada ,e todas as casas por onde passa a proçissao tem que ter velas nas portas e janelas com os panos roxos.... aqui nao se ve mas a noite que vai agarrar o andor tem as caras tapadas com uns carapuços roxos ....


E pronto D. Idaldina ja pode levar as fotos ,clique em cima delas para ver melhor......


beijinho para si e muita força tambem......

7 comentários:

Isabel disse...

Cilinha, a minha mãe vai adorar! E eu agradeço-lhe já a sua atenção para com ela!

É uma tradição muito bonita, esta.

Um grande beijinho e mais uma vez, OBRIGADA!

Unknown disse...

As fotos estão muito bonitas e eu sou fã de tradições...lindo. Beijinhos

Idaldina Martins Dias disse...

Cilinha, querida amiga, muito, muito obrigada pelas fotos que estão lindas. Adoro estas tradições e penso que devemos fazer tudo para que não se percam. Elas fazem parte da nossa cultura.
Pela descrição vejo que na sua cidade esta procissão vai continuar a existir pois os habitantes não vão deixar que ela morra.
Sou-lhe eternamente grata pela força e pelo carinho que me tem dado nos seus comentários e neste post. Bem haja!
Beijos carinhosos
Idaldina

Idaldina Martins Dias disse...

Cilinha, querida amiga, muito, muito obrigada pelas fotos que estão lindas. Adoro estas tradições e penso que devemos fazer tudo para que não se percam. Elas fazem parte da nossa cultura.
Pela descrição vejo que na sua cidade esta procissão vai continuar a existir pois os habitantes não vão deixar que ela morra.
Sou-lhe eternamente grata pela força e pelo carinho que me tem dado nos seus comentários e neste post. Bem haja!
Beijos carinhosos
Idaldina

Anónimo disse...

bom dia Cilinha é verdade que estas tradicõe fazem parte da nossa cultura e é pena ja não existirem em certas terras . as fotografias lembram-me recordacões de quando eu estava na minha terra. beijinhos angelina

Sandra disse...

Cilinha,

hoje quero deixar um abraço para si e para a D. Idaldina.

Sol no Coração disse...

Cilinha,
um beijo a D.Idalina!;0)
Gosto destas tradições!
Beijinho.